quarta-feira, novembro 26

New Beetle: O herdeiro do Fusquinha

EMPRESA: VOLKSWAGEN
A origem da empresa remonta à longínqua década de 1930 na Alemanha, e ao projeto de construção do automóvel que ficaria conhecido no Brasil como Fusca, em Portugal como "Carocha", na Alemanha como "Käfer" e nos Estados Unidos e Reino Unido da Grã-Bretanha, como "Beetle". O desejo de Adolf Hitller era o de um automóvel barato, e que qualquer pessoa pudesse comprá-lo através de um sistema de poupança voltado para sua aquisição. O engenheiro encarregado de desenvolver o modelo foi Ferdinand Porsche (1875-1952), apesar de grande parte de seu desenho ter sido inspirado nos carros desenvolvidos por Hans Ledwinka para a empresa Tatra.
Com uma campanha publicitária, que revolucionou as vendas, da primeira metade dos anos 60, a Volkswagen conquistou o mercado americano, tornando-se ao mesmo tempo o carro que representou a contestação da juventude americana ao modelo social dos Estados Unidos. A Volkswagen, privatizada parcialmente em Agosto de 1960, tornou-se nos anos seguintes o mais importante construtor europeu de automóveis, começando a criar um grupo que atualmente um dos maiores do mundo em termos de carros vendidos, com um número superior a mais de 5.000.000 vendidos em 2001 e uma quota de mercado mundial de mais de 12%, mas que é de 19% na Europa ocidental, de 10% nos Estados Unidos e de 53% na China.
A criação do grupo tinha começado em 1965, com a compra da «Auto Union» à Daimler-Benz, o que permitia à Volkswagen entrar num segmento de mercado superior. A NSU será integrada nesta companhia em 1969, que se tornará a «Audi AG» em 1985. Para além dos automóveis o grupo entra no mercado de aluguer com a compra da «Selbstfahrer-Union» em 1970 que se transformará na «interRent», e que se tornará a «EuropCar» em 1988.


O PRODUTO
O Volkswagen New Beetle é a reedição do mito consagrado do antigo Fusca.
O New Beetle nasceu como um estudo design, que recebeu o nome código concept 1, sob as formas do antigo Fusca, mirando uma reedição do popular Volkswagen, já que a imagem da fábrica estava bastante vinculada ao Fusca. O projeto do novo carro ficou a cargo dos estúdios californianos. Em 1998, o mundo conheceu o New Beetle, com formas idênticas ao antigo Fusca, porém, com a mecânica, suspensão e plataforma do Volkswagen Golf de 4ª geração.
O carisma do carro original se manteve o que confere um apelo emocional de venda, porém, o preço alto evita que NB venda de forma avassaladora quanto ao seu antecessor, pois o NB nem de longe é um carro popular, já que conata com refinamentos como banco de couro, direção hidráulica, câmbio automático, ar condicionado, air-bags e reforços estruturais que absorvem e distribuem a energia de um impacto em caso de acidentes. Um dos mais bem sucedidos projetos de releitura da indústria, mais que evocar a lembrança do bom e velho Fusca, ele tem o brilho próprio e é forte candidato a se tornar um clássico. Seu designer atualizado atrai pela emoção que provoca ao reeditar linhas de antigas com apelo moderno evidenciado em detalhes como os faróis.


CURIOSIDADES
O New Beetle mantém, além do designa, algumas características do Sedan, com duas alças na coluna central entre os bancos dianteiros e traseiros, uma alça no painel em frente ao banco do carona, e um irreverente vaso de flores ao lado do volante, como nos primeiros Fuscas produzidos na Alemanha até a década de 50.
Por muito pouco o New Beetle não seria produzido. Após a apresentação do Concept 1 em 1994, a Volkswagen divulgou informação de que não tinha intenção de produzir o carro. Pouco tempo depois, dadas as pressões do público a fábrica alemã voltou atrás e pôs o modelo em produção.
Em 2006, foram 450, em 2007, 2000. Para 2008, a VW estima vender 3000 “Novo Fusca”.
Seu preço não é nem um pouco popular, pois o New Beetle custa R$ 57.220

O New Beetle apresenta uma boa média de consumo de combustível: 9,2 km/l.
O interior do New Beetle tem visual moderno e é bem acabado, porém repete dois dos problemas do Fusca: falta de espaço no assento traseiro e porta-malas diminuto. Nos bancos da frente, a situação muda e há um bom espaço para acomodação do motorista e carona. O modelo vem com interior bem equipado, com equipamentos de conforto como direção hidráulica, trio elétrico, rádio/toca-fitas, ar-condicionado e piloto automático de série.


LANÇAMENTO
Quando o New Beetle foi lançado em 1998 todo mundo ficou maravilhado. Suas formas sedutoras e nostálgicas encantaram as pessoas. Ainda é assim. Mas tanto na época do lançamento quanto hoje em dia, ele é um carro caro, um brinquedo de luxo que nada tem a ver com a proposta do verdadeiro Fusca.
A campanha de lançamento do New Beetle, foi em 1998 e contou com comerciais no mundo inteiro. A idéia era fazer do produto para ser sucessor do Fusca, o carro do povo. Na versão 2.0, a gasolina, o novo Fusca da Volkswagen tem boas atrações.
Na Europa o slogan era o seguinte: ”MAKE MORE LOVE”.

O New Beetle chama atenção pela beleza e facilidade reunidos no mesmo painel, novas lanternas traseiras ainda mais aerodinâmicas, novo câmbio, nova transmissão de seis marchas, mais conforto para quem dirige.
Tudo isso e mais um montão de outras coisas ao preço de R$ 57.220, que ainda podem ser financiados.


Autoria:
Nayara Aparecida Leles Fernandes
Urania Monteiro Mendes

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