quarta-feira, novembro 26

Campanha global da Levi’s

História da marca
Loeb Strauss, inventor de um dos símbolos da cultura americana, o Blue Jean, nasceu no pequeno vilarejo de Buttenheim, na região da Bavária, Alemanha. Era o caçula de sete irmãos. Imigrou com sua família para Nova Iorque em 1847, indo trabalhar com seus irmãos mais velhos, Louis e Jonas, vendendo tecidos, botões, linhas, tesouras e outros objetos.
Em janeiro de 1853, já naturalizado americano, passou a adotar o nome de Levi, como era tratado tanto pela família como pelos clientes. Com as primeiras notícias sobre a descoberta de ouro na Califórnia, foi para a cidade de San Francisco aproveitar o intenso comércio, abrindo uma pequena loja de tecidos e roupas, junto com seu cunhado David Sten, fundando assim a Levi Strauss & Company. O negócio começou a prosperar quando, por obra do destino, ele não conseguia desfazer-se de alguns rolos de lona.
Quis vendê-los como material para tendas ou para cobrir carroças, mas os mineiros queriam calças resistentes. Então, contratou um alfaiate e transformou a sua lona em calças, colocando três bolsos, fundos para guardar as pepitas e as ferramentas, que se prendiam com tiras. Um mineiro, entusiasmado, pagou-lhe o equivalente a US$ 6 em ouro. Seu invento foi aceito imediatamente, não só pelos mineiros, como também pelos agricultores, ferroviários e vaqueiros. Logo, começou a confeccioná-las.
Apesar do sucesso, muitos reclamavam que as calças poderiam ter uma cor menos opaca, suja, da cor da terra. Foi então, no ano de 1860, que Levi trocou a lona pelo serge de Nimes (tecido fabricado na cidade francesa de Nimes), um tecido de algodão resistente e grosseiro destinado à roupa dos escravos negros do Sul, e tingiu-o com índigo. Os americanos, que chamavam o tecido de Denim, passaram a chamar a calça de blue jeans devido a sua coloração azulada. O número 501 marcava o lote de tecido das primeiras calças jeans de que o mundo teve notícia. Por isso, o modelo foi chamado de Levi's 501.


A linha do tempo
1853 LEVI’S 501, primeiras calças jeans de que o mundo teve notícia.

1890 LEVI’S 201, uma calça mais barata que a original.

1922 Introduzidos os espaços para prender cintos nas calças.

1934 Lady LEVI’S, primeiro blue jeans da empresa feito especialmente para as mulheres.

1936 - The Red Tab, a famosa etiqueta vermelha da marca, é costurada pela primeira vez nos bolsos traseiros das calças jeans. Esta etiqueta foi criada para diferenciar suas calças das concorrentes.

1954 - LEVI’S Lighter Blues, uma linha de calças esportivas, e LEVI’S Denim Family marcam a entrada da empresa no segmento de roupas esportivas.
- LEVI’S 501Z, o modelo com zíper, já que as originais continham apenas botões. Este produto foi introduzido na Costa Leste dos Estados Unidos, onde as pessoas não estavam familiarizadas com os botões.

1963 - Introdução dos jeans pré-encolhidos (conhecidos como pre-shrunk).

1981 - LEVI’S 501 For Women, o tradicional modelo na versão feminina.

1986 - A marca Dockers é introduzida pela LEVI’S, com uma linha de roupas casuais e suas famosas calças Khakis.

1990 - LEVI’S Silver Tab, uma linha de calças jeans confortáveis e esportivas, muito popular entre os mais jovens.

2000 - LEVI’S Engineered Jeans, um jeans que acompanhava o movimento do corpo, todo modelado por computador. Com uma modelagem que se adapta ao corpo, essa linha tem os bolsos pregados mais abaixo do que o normal, o que possibilita ao usuário colocar as mãos no bolso com mais conforto. As costuras laterais não são retas, elas acompanham o andar.

2003 - LEVI’S Type 1 Jeans, onde os ícones da marca como rebites, arqueado dos bolsos traseiros, Red Tab (a tradicional etiqueta vermelha), etiqueta de couro e botões à vista foram maximizados.
Levi Strauss Signature, linha de calças jeans que possui a mesma qualidade LEVI’S, mas a preços acessíveis, vendida em lojas como Wal-Mart, KMart, Target, Pamida e Meijer.

2007- Lançamento de seu próprio celular, o “The Original”, fabricado pela Modelabs. O produto chega ao mercado em três modelos em aço, para homens e mulheres, nas cores cobre, metálico e preto. A versão feminina tem tela espelhada. A intenção da LEVI’S é dar ao consumidor, mais do que um celular, um acessório de moda. Ele tem recursos para reproduzir imagens, música e vídeos e vem com uma corrente para prender o aparelho no jeans – LEVI’S, de preferência.


Curiosidades sobre o jeans 501
O jeans 501 da LEVI’S é o produto mais antigo e vendido da empresa (data de 1853), que começou a utilizar o número 501 como marca registrada em 1890. Esse marcava o lote de tecido das primeiras calças jeans de que o mundo teve notícia. Por isso, o modelo foi chamado de LEVI’S 501. Com o passar dos tempos a empresa lançou vários tipos de lavagens, dentre elas a Coal (introduzida em 1933), apresentando um jeans desbotado e rebelde, semelhante ao usado em 1853, ano em que foi patenteada a primeira calça; e a selvagem (introduzida em 1947), que inspirou os Beatniks dos anos 50. Os principais símbolos da tradicional calça são: os botões à vista, patenteados desde 1860, com a gravação: “LEVI STRAUSS & CO – SF – CAL”; a etiqueta de couro no cós, patenteada desde 1886, e criada para tentar impedir as falsificações; a figura dos dois cavalos atrelados à calça utilizada em todos os produtos LEVI’S, e, segundo a lenda, inspirada em um teste feito pelos mineiros para provar a resistência da calça; e o arqueado nos bolsos, que surgiu no ano de 1873, em linha de cor laranja combinando com a coloração cobre dos rebites, representando as montanhas rochosas norte-americanas.


Você sabia?

- Quando Levis Strauss faleceu, em 1902, aos 73 anos, a cidade de São Francisco declarou feriado comercial para que todos os grandes negociantes pudessem ir a seu enterro. Ele foi sepultado no cemitério judaico de Hills of Eternity em Colma, uma cidade ao sul de São Francisco.
- O grande terremoto que atingiu a Califórnia em 1906 destruiu todos os arquivos da empresa. Por essa razão, muitas datas da história da LEVI’S são aproximadas.
- A palavra “jeans” só começou a ser usada por volta de 1960, quando a geração jovem adotou esse nome para suas calças favoritas.


Levis opta por campanha global
A Levis lançou uma campanha global associada às calças 501. O produto teve a mesma forma e a mesma publicidade nos 110 países onde a companhia esteve presente. Considerada como a maior campanha criada, pela Levis, o slogan Live Unbuttoded, assim como a imagem e a música serão comuns a todo o mundo. No entanto, os atores poderão variar, conforme a sua popularidade em cada região.
A agência Bartle Bogle Hegarty criou a campanha, enquanto que os primeiros vídeos virais lançados na internet, e vistos por cerca de cinco milhões de utilizadores, foram da responsabilidade da Cutwater. O resto da campanha on-line e a de exterior ficou a cargo da EVB e Ave A/Razorfish. O presidente executivo da Levis, John Anderson, comentou, que a companhia optou por este modelo único porque acredita que o tipo de calça 501 é muito apreciada a nível global. No entanto, alguns analistas não deixam de apontar razões financeiras para esta decisão, uma vez que as campanhas globais têm encargos menores para a empresa.



Ação viral da Levi’s celebra nova modelagem do jeans 501
Depois de proclamar o dia 1º de maio como o DIA MUNDIAL DA LEVI’S® 501®, agora a marca vem lançando uma série de campanhas bem divertidas com situações inusitadas e muita criatividade que se tornaram num verdadeiro sucesso na internet.
Desenvolvidos pela rede BBH - Bartle Bogle Hegarty, sediada em Londres e com o intuito de celebrar a nova modelagem do jeans 501 a campanha global “Live Unbuttoned” (Viva Desabotoado) se estenderá por outras mídias a partir de agosto e é considerada a maior campanha já realizada pela marca.

A campanha tem foco na experiência de ‘desabotoar’ a si mesmo e quebrar inibições e convenções. O jeans aparece como símbolo de expressão pessoal e de revelação.
Criado por Levi Strauss em 1890, o jeans 501 é um dos produtos mais vendidos da empresa, além de o mais antigo. A empresa substituiu o zíper pelo botão e espera que em todos os 110 países onde o 501 é vendido o produto tenha o mesmo corte.


Site da empresa:
http://www.levi.com

Site da campanha:
http://www.501.com

Site brasleiro:
http://www.levi.com.br

Autoria:
Barbara Cardoso
Euro Augusto
Newton França

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