quarta-feira, novembro 26

‘’É impressionante o que pode fazer um pequeno limão’’

Sobre a empresa:
Anheuser-Busch foi a terceira maior empresa mundial produtora de cerveja. Localizada em Saint Louis, Missouri, EUA. Sonhando em ser a primeira do mundo a cervejaria Anheuser-Bush lançou a Budweiser Langer Beer que foi a primeira cerveja nacionalmente americana. O nome Budweiser foi inspirado num tipo de cerveja de um lugar chamado Budweis. Em 1883 começou a ser engarrafada e dois anos depois já era exportada. Um de seus maiores sucessos foi a Budweiser Light lançado durante a Lei Seca americana na década de 20. Em 1981 a marca já era conhecida internacionalmente.
Em julho deste ano, a Budwiser e a Bud Light foram adquiridas pela cervejaria belgo-brasileira InBev, transformando essa nova empresa na maior cervejaria do mundo.

Linha do tempo:

1936
A cerveja é vendida em lata pela primeira vez.

1982
BUD LIGHT, cerveja com baixo teor alcoólico e apenas 110 calorias. Desde 2001, tornou-se a cerveja mais consumida dos Estados Unidos, ultrapassando inclusive a BUDWEISER. O atual slogan do produto é “Keeps It Coming”.

1984
BUD ICE, cerveja com alto teor alcoólico (5.5%). Ganhou grande popularidade na década de 90 com uma campanha estrelada por simpáticos pingüins e a música “Dooby-dooby-doo”.

1989
BUD DRY, introduzida no mercado depois de um promissor teste com o slogan “Why ask why? Try Bud Dry”. Atualmente perdeu espaço para a versão Ice, muito semelhante a sua fórmula.

1994
BUD ICE LIGHT, a versão light da cerveja Ice.
2004

BUDWEISER SELECT, cerveja de baixa caloria (apenas 99) e carboidratos. A cerveja tem sido promovida no mercado com os slogans “Step up to Select” e “The Real Deal”.
Introduzida a garrafa de alumínio com um designer moderno e atrativo.

2008
BUD LIGHT LIME, cerveja mais fraca com um toque de limão. A nova versão foi introduzida no mercado com o slogan “It’s Amazing What a Little Lime Can Do” (“É impressionante o que pode fazer um pequeno limão”).

Sobre o produto:
A Bud Light é cerveja mais leve da Budweiser e que está no topo das vendas da marca superando a tradicional, e como novidade lançou neste ano a versão Lime com um toque de limão.
Os comerciais dessa campanha destacam a diferença que o limão pode fazer. Bem ousadas elas incitam o novo, o experimentar. Seu slogan : ‘’É impressionante o que pode fazer um pequeno limão’’ assim como demonstram em suas peças publicitárias.


Sobre o lançamento:

Agora, com a marca Bud Light Lime, com um toque de limão, alguns filmes vêm sendo criados pela DDB Chicago, que fazem ainda mais jus a toda essa ousadia.
A brincadeira começou em maio, com o filme Bud Light Lime: Party, onde um limão apronta todas em uma festa, fazendo malabarismos e mágicas, chamando atenção de todos os convidados. A assinatura “It’s Amazing What a Little Lime Can Do”, “É impressionante o que pode fazer um pequeno limão”, mostra quão diferença um pouco de limão pode fazer na sua vida, na sua bebida e assim por diante.

Em setembro saiu o novo filme da mesma campanha com o título Skateboard, a idéia não foge muito do mesmo princípio do primeiro filme, colocando agora, o “little lime” fazendo várias manobras de skate.


Curiosidades:
A cerveja Budweiser possui teor alcoólico de 5%, exceto nos estados de Utah, Minnesota e Oklahoma, que devido a leis locais o teor é de apenas 3.2%.
Em sua composição a cerveja Budweiser utiliza arroz.


Pausa para meditação:
Não sei se é coisa de americano, mas por onde passa a Budweiser vira ouro. E não é só por ser a maior marca de cerveja. Americano adora novidade e tudo vira sucesso. Ao contrário do Brasil que se destaca mundialmente por engolir tudo. Aqui a cerveja toque de limão não deu certo. A Skol, marca líder em cerveja no Brasil lançou em outubro de 2006 a Skol Lemon, a primeira com composto de frutas do país.
Embora o lançamento aqui tenha sido baseado no grande sucesso que esse tipo de bebida faz em outros países, nossos hábitos de consumo são bem diferentes.
É claro que cada um tem uma opinião a respeito da cerveja ‘’frescor’’, mas a opinião dos bons bebedores de cerveja é unânime, o sabor não agradou e virou motivo de piadas. Mas se falarmos em água gaseificada sabor limão, só sucesso. Tanto que a cerveja ninguém copiou e a água está aparecendo de todos os lados, marcas e até sabores.
A que se deve tal fracasso?
Será que a publicidade não esteve à altura do produto?
É claro que uma publicidade bem feita te leva a acreditar até em ovo sem casca, mas a contra partida também tem que ser boa porque depois da novidade e da publicidade onde a cerveja fica?
No México?


Análise da campanha:
Todas as campanhas da Budlight Lime têm a mesma direção. Seguem rumo ao jovem. Cerveja de balada, festa, praia, pouco calórica, sabor de verão e menor teor alcoólico.
A cerveja se torna cúmplice e aliada do consumidor quando se trata de diversão, além do que ela mesma proporciona. Liberdade e juventude sem desperdiçar um só instante.
As campanhas trabalham com projeção e identificação. O que você quer para se divertir e o que você pode ter com a Budlight Lime.


Site do Produto:
http://www.budlightlime.com/
A marca mostra sua preocupação em relação à saúde do seu consumidor e toma para si a responsabilidade. Para entrar em seu site é preciso digitar sua data de nascimento. Claro que isso não impede o acesso, mas mostra para quem ele foi feito.


Site da empresa
http://budweiser.com/


Autoria:
Mila Santos
Rafael Coelho

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