quarta-feira, novembro 26

A marca das três listras

A Adidas surgiu logo após a 1ª Guerra Mundial, criada por Adolf Dassler, conhecido como Adi, aos vinte anos no ano de 1920, ele aproveitou o pouco material que restou pós a guerra, ele criou sapatos de pano especiais para corredores.Adi tinha uma idéia fixa de que todo atleta precissava ter um calçado adequado para o esporte que praticava.Começou então a correr atrás do seu ideal.Logo após o sucesso dos calçados para corredores, Adolf empolgou e desenvolveu calçados para outros esportes como chuteiras para jogadores de futebol e para outras disciplinas do atletismo.

Logo em 1928 os atletas disputaram as olimpíadas com os calçados de Dassler.
Dasller até o ano em que faleceu,1978, nunca cansou de buscar os modelos perfeitos dos calçados, o que se resume em 700 patentes e modelos registrados em todo mundo.
Após toda destruição da primeira guerra mundial, Adi utilizava restos de vasilhames, usados pelos americanos para armazenar combustíveis, para fazer os calçados esportivos.

Em 1947 foi criado o nome da marca, juntando o apelido com a primeira sílaba do sobrenome, assim surgiu o nome Adidas, acrescentando as três listras no ano seguinte, e registranto a marca.
O sucesso da marca foi selado no Campeonato Mundial de 1954 na Alemanha, quando na pardida final os jogadores da seleção Alemã jogaram com chuteiras de travas removíveis contra a Hungria, chuteiras desenvolvidas por Adi.
Adidas hoje é conhecida como a maior marca de variedades de produtos esportivos do mundo.

As fabeicação de bolsas foi criada em 1963 e de confecções em 1967, e os artigos são vendidos a mais de 160 países.os principais centros de produção ficam na Herzogenaurach, Alemanha, e em Portland, Estados unidos.
A empresa pretende deixar sua maior concorrente,a Nike, para trás e assumir a liderança mundial.



A história da marca no Brasil
A Adidas está presente no Brasil desde 1973, tendo um grande sucesso nas dus décadas seguintes,mais quase saindo de cena depois.A recuperação da marca demorou para refletir no país, registrando prejuízos em 1999,2000 e 2001.Mais no ano de 2002 a marca deu a volta por cima e aumentou seu faturamento em 53%.
A fábrica no Brasil se localiza na Bahia, uma fábrica gaúcha Disport, que fabrica para a Adidas no país, pretendendo abastecer a Argentina e baratear o preço dos produtos.
Podendo assim reduzir as importações beneficiando o nosso país.

Veja imagens dos primeiros calçados

chuteira de Fritz Walter, campeão mundial em 1954 está no museu instalado na sede da Adidas.

A maioria dos tenis tres listras e produzido hoje na China


Autoria:
Carlos José Nascimento Andrade
Marina Marçal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou do Blog?