quarta-feira, novembro 26

It all comes back to you

Tudo retorna pra você!
A Wordwide Fund for Nature (WWF) é uma organização não governamental sem fins lucrativos cuja a sua principal finalidade é desenvolver sustentabilidade para o planeta . A WWF é uma das ONGs de maior preocupação ambiental que luta pela natureza do planet. Promovendo pesquisas, consultoria e tecnologia para a sustentabilidade do meio ambiente e de tudo ao redor . Foi fundada em 1961 por cientistas suíços preocupados com a devastação da natureza e a extinção de várias espécies de animais que compõem a fauna do planeta em que vivemos. Sua sede é na Suíça, mas com representações nos principais países do mundo.
A WWF luta pela sobrevivência do planeta num momento em que o futuro depende de mudarmos essa realidade. Quando esta ONG foi fundada o símbolo escolhido foi o de um panda gigante chamado Chi-Chi, que tinha acabado de chegar ao tradicional zoológico de Londres. Esta escolha foi baseada numa campanha feita na China para a preservação do panda. A partir desta idéia o naturalista escocês Gerald Watterson fez alguns rascunhos, mas o desenho aprovado foi feito por Sir Peter Scott um ornitologista inglês. Este símbolo é conhecido em todo o mundo e considerado um representante das espécies ameaçadas de extinção. O símbolo original foi evoluindo com a organização. Ou seja, a medida que esta ganhava prestígio e crescia espalhando-se por todo o mundo também o logotipo foi evoluindo, ao longo de 40 anos.


Campanha "It all comes back to you"
Nessa campanha a WWF está promovendo a idéia de que a natureza sempre vai devolver as coisas em resposta. A campanha mostra para as pessoas o quanto a natureza é uma coisa grandiosa em nossas vida." IT all comes back to you "é uma campanha da WWF para tentar frear o impacto causado pelo ser humano, que só usa a natureza e devasta o meio ambiente. Em busca de um progresso que ao mesmo tempo em que se desenvolve ele regride com o seu capitalismo despreocupado com o futuro do planeta. Quanto mais as pessoas consumem a natureza com progresso devastador, mais a natureza nos mostra com o aquecimento global e a seca das fontes de mananciais dos rios. Hoje já se tem uma amostra real, a WWF mostra um lado mais certo dessa verdade dita sobre as coisas que fazemos com a natureza, ela sempre vai voltar pra gente. Hoje jogamos lixo no meio ambiente, consumimos produtos que são tirados da natureza com vida para matarmos e depois devolver sem vida, e jogado como lixo. Isso tudo contribui para a destruição de nós mesmos porque a natureza, quando não existir mais também deixaremos de existir.
Essas campanhas que a WWF veiculou, mostram o maltrato feito á natureza através de queimadas, agressões, desmatamentos, poluições, etc. A frases que assina no vídeo diz: Uma hora vai voltar para você. Conserve seu planeta, ainda dá tempo. O mal feito à natureza pode e volta pra nós. Esse mal pode fazer com que essa natureza cheia de vida acabe com o nosso futuro, destruindo a nós mesmos. Para promover essa idéia foram desenvolvidas e veiculadas três propagandas. Todas trabalhadas em cima desse conceito: o mal que você faz volta para você mesmo.



O lado iconográfico da campanha
A campanha conta com a participação e a colaboração de ambientalistas e artistas e as próprias pessoas para tentar conscientizar as pessoas de que é possível mudar o futuro do planeta se conseguirmos trabalhar no presente. A WWF há muito tempo trabalha harmoniosamente em conjunto com a sociedade. Afim de formar parcerias sustentáveis entre pessoas e empresas que tenham uma preocupação maior com o planeta, ajudando a preservar e conservar a natureza.
Suas atitudes se projetam como um verdadeiro bumerangue que lançado, volta em direção a nós mesmos. Então quando agredimos a natureza e meio ambiente estamos nos agredindo.Contando com a ajuda de personalidades como: James Blunt, Ziggy Marley , Adam Gardner , Maggie Grace , Steve Page, Moby, Emma Robert e Paul Van Dyk.


O papel da WWF
A WWF reforça a todo momento que para salvar o mundo é preciso que as pessoas tomem atitudes para corrigir os péssimos hábitos herdados desde os tempos primórdios. Se as pessoas passarem a mudar seus hábitos com a natureza, poderemos reduzir o impacto ambiental, mas para isso é preciso combater as devastações ao meio ambiente e agressões cometidas contra a vida e espécies raras que compõe o nosso planeta. O aquecimento global, o esgotamento das fontes de mananciais de água são reflexos das alterações causados pelo homem na natureza. Trabalhar para o bem estar do planeta sempre foi o objetivo da WWF. A veiculação dessa campanha 'It all comes back to you' foi uma forma de conscientizar as pessoas. Esses comerciais tiveram uma repercussão muito positiva, que estudantes de países asiáticos trabalharam em cima deste conceito para tentar conscientizar outras pessoas sobre o futuro do planeta. Esse vídeo vem com o título "If you think pollution doesn't affect you".



Curiosidade sobre a WWF
Atualmente existem mais de 1300 projetos de conservação em todo mundo. Como sempre a WWF vem mandando bem em seus anúncios e mostrando como é importante preservar o meio ambiente. A grande maioria são sobre questões locais. Elas circulam a natureza, jardins e escolas. As iniciativas são desde embalagens em um supermercado local ao habitat natural dos animais em extinção.

Parcerias sustentáveis
Todo esse trabalho envolve parcerias importantes como empresas que estão dispostas a mudar. Organizações mundiais formam um relacionamento com conselhos locais, regionais e governamentais, estipulando regras para a melhorar a preservação e conservação do planeta. A parceria mais importante que a WWF conta são com as pessoas, que significam a força necessária para trabalhar e dialogar com os governos nacionais e mundiais para estender a sustentabilidade do planeta até locais e tribos isoladas.



Missão da WWF
Diminuir a degradação do ambiente natural do planeta e construir um futuro no qual as pessoas vivam em harmonia com a natureza. Através da conservação da diversidade biológica do mundo é possível garantir a utilização dos recursos naturais renováveis, promovendo a redução da poluição e o consumo exagerado.Sem a colaboração das pessoas que acreditam na causa da WWF sua missão de diminuir as agressões ao meio ambiente seria impossível.

Princípios e valores
Ser global, independente, multi-cultural e não partido político. Utilizar da melhor informação científica disponível para resolver os problemas e avaliar críticamente todos os seus esforços, procurar o diálogo e evitar confrontos desnecessários, construir soluções concretas sobre conservação através de uma combinação de projetos, iniciativas políticas, capacitação e educação. Trabalhos que envolvem as comunidades locais e povos indígenas no planejamento e execução dos seus programas de campo. Respeitando sua cultura, bem como as necessidades econômicas no sentido de criar parcerias com outras organizações, governos, empresas e comunidades para reforçar a eficácia da WWF na execução de suas operações de uma forma rentável, de acordo com o mais alto padrão de responsabilidade


Site da WWF
http://www.wwf.org/

Site da WWF no Brasil
http://www.wwf.org.br/

Site da campanha "It all comes back to you"
http://www.connect2eart.org/

Autoria: Fernando Luiz Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou do Blog?