segunda-feira, novembro 24

Earth Hour

Earth Hour é um evento anual internacional criado pela WWF (Fundo Mundial para a Natureza), tendo sua primeira versão realizada em 31 de março de 2007 na cidade de Sydney, Austrália junto a WWF local.

WWF
A World Wildlife Found ou Fundo Mundial para a Natureza, é uma das maiores ONGs e mais conhecidas tendo inicio em suas atividades em 1961 por um grupo de cientistas suíços preocupados com a devastação da natureza. Com sedes em mais de 100 países inclusive aqui no Brasil, suas campanhas são direcionadas em causas voltadas pela natureza. Hoje a ONG investem aproximadamente US$ 329 milhões anuais em 700 projetos. Ela é considera hoje umas das maiores e importantes ONGs do mundo. Seu símbolo é representado por uma panda chamado Chi-Chi, que tinha acabado de chegar ao zoológico de Londres. Isso foi suficiente a inspirar Gerald Watterson a criar um dos símbolos mais conhecidos do mundo.

Earth Hour 2007
No ano de 2007 a cidade de Sydney sediou a primeira edição do Earth Hour.
O evento trabalha com a questão do aquecimento global buscando uma conscientização tanto de empresas a cidadãos comuns.
De acordo com os organizadores o objetivo era a redução de 5% do consumo de energia elétrica, e o resultado foi surpreendente alcançando a 10,2% passando o esperado.
Com a participação de famílias e empresas a atitude era bem simples, tão simples que se tornaria um sucesso mais a frente, a atitude era de todos apagarem seus aparelhos elétricos durante uma hora para sensibilizar e que todos tomassem consciência das alterações climáticas. O sucesso a repercussão foi tamanha que no ano de 2008 o evento alcançou uma participação mundial.

2008 o grande ano!

O evento se torna um sucesso no mundo inteiro e a cidade de Sydney agora já não está mais sozinha. De acordo com a sondagem da Zogby International 36 milhões de pessoas participaram do Earth Hour 2008 e mais de 400 cidades estão apoiando essa idéia. Earth Hour 2008 foi um grande sucesso sendo comemorado em todos os continentes, pegando uma simples idéia de apagarem as luzes em uma hora do seu dia. Alguns locais como o Empire State Building (Nova Iorque), Sears Tower (Chicago), Golden Gate Bridge (San Francisco), do Bank of America Plaza (Atlanta), Sydney Opera House (Sydney, Austrália), Wat Arun Templo Budista (Banguecoque, Tailândia), o Coliseu (Roma, Itália), Castelo Real (Estocolmo, Suécia), a Câmara Municipal de Londres (Inglaterra), a Space Needle (Seattle), e os CN Tower (Toronto, Canadá) compraram a idéia e apagaram todas as suas luzes durante uma hora.


Alguns dos países participantes em 2008
Na cidade de Banguecouce na Tailândia o uso de eletricidade diminuiu 73,34 megawatts, o que seria mais ou menos em 41,6 toneladas de dióxido de carbono.
Em Dubai, a autoridade local relatou a poupança de 100 megawatt/hora de eletricidade, e uma redução de 2,4%.
Em Christchurch, Nova Zelândia a cidade relatou uma queda de 13% na procura de eletricidade, por tanto Transpower Nova Zelândia informou que o consumo de energia durante o Earth Hour foi 335 megawatts, superior a 328 megawatts médios dos dois sábados anteriores Melbourne, Austrália salvos 10,1% de eletricidade.
O pior resultado foi de Cagary, Canadá. O consumo de energia subiu 3,6% na hora de pico.


Comemorações em todo o Planeta
Em Sydney, na Austrália, no final do Earth Hour foi comemorado com fogos de artifício.
A cantora Nelly Furtado realizou um show gratuito na Praça Nathan Philips, em Dowtown Toronto para comemorar o Earth Hour.
O dinamarquês palácios reais, Amalienborg Palace e Grasten Palace correu no escuro, Queen's comando.
Em Toronto, Ontario, York University 's-aluno execute Ambiental Outreach Team tarde decorreu uma sessão Earth Hour informação, e ao Observatório York University ofereceu uma sessão extra exibição pública.
Em Atlanta, o CEO da E.U. WWF, Carter Roberts e do prefeito de Atlanta, Shirley Franklin capotou sobre um gigante ao vivo comutador TV simbolicamente o início da onda de luz saindo no exterior dos edifícios à volta da cidade.


Sobre a campanha
A campanha é voltada para causa, com o foco no aquecimento global, a iniciativa da campanha ocorreu primeiramente em Sydney Austrália pela WWF Austrália com apoio da população e de empresas. Hoje a campanha se tornou uma campanha global em Sete continentes em mais de 35 países e mais de 400 cidades e municípios, contando com diversos simpatizantes pela causa desde artistas a pessoas comuns e também de multinacionais. Hoje ela está na 2º edição e com data marcada para a terceira que acontecerá em 28 de março de 2009 ás 08h30minh, horário local. Como é de natureza surgirem apoios em eventos que se destinam a questão do meio ambiente evidentemente todos nós já sabe o caos que esse efeito nos causa e causou em alguns lugares como, Índia (Tsunami), Nova Orleans USA (furacão Katrina), chuva em Santa Catarina, Brasil. Bom então agora você já sabe o real motivo de se apagarem as luzes não é por uma questão econômica, mas sim por talvez tentar fazer você refletir e acender a luz que esta dentro de você. E é nesses momentos que publicitários e profissionais de marketing acendem suas idéias agregando valores junto a causas como o Earth Hour. Com isso você tem exemplo de empresas como, Coca Cola Google, BBC entre outras. O Earth Hour teve a publicidade gratuita do Google corporação. No fim do Earth Hour 2008 a pagina inicial nos Estados Unidos, Colômbia, Canadá, Dinamarca, Irlanda e Reino Unido foram transformados em fundo preto.

Símbolos no escuro.
Com o apoio de mais cidades em 2008 o evento não poderia deixar de fora símbolos nacionais onde muitos deles se têm um grande número de luzes acesas, com isso em 2007 o primeiro ano, Sydney Harbor Bridge e Opera House ficaram com suas luzes apagadas durante o tempo do evento, também edifícios em Sydney ficaram com suas luzes apagadas. Com isso também lugares como o Coliseu, Golden Gate Brigdge e Sky Tower em Auckland, Nova Zelândia apagaram se as luzes.

1º video da campanha
Ao contrário de ser como certos filmes hollywoodianos o video é de tremenda competência em vários aspectos sem usar algum tipo de modelo, ator,cantor ou seja lar qual for o adereço para se encrementar ou tentar te prender a alguma menssagem. A cena com poucos segundos de informação logo apresenta signos que por vez demonstra a mensagem sem textos longos e explicativos. Uma escuidão com a luz natural demonstra que tudo está apagado, uma única luz que aparece no inicio é do relogio que não é a base de energia elétrica, e sim a bateria essa luz esse relógio compoem o que podemos dizer de indice ele indica a hora e também se torna simbolo de tempo demostrando que naquele momento e naquela hora tudo está apagado. Casas, bibliotecas, supermercados, estádios se tornam um grande cenário demonstrando que todo lugar está se unindo para o acontecimento do evento. Veja o primeiro video da campanha feito pela WWF Austrália.



2º video da campanha
O segundo video um pouco maior que o anterior traz mais informações colocando imagens que demonstram os efeitos do aquecimento global. De certa forma ele acaba se tornando um video propagativo em suas cenas pois mostra placas luminosas ou digamos marcas como Coca Cola, Mc Donald’s em seguida ele segue com algumas cenas do primeiro e mostra a repercusão do evento em variados tipos de mídia. O Video mostra algumas cidades onde se apoiaram o movimento.


Site do projeto
http://earthhour.org/

Site da WWF
http://www.wwf.org/

Autoria: Vleydson Constantino Dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou do Blog?