quinta-feira, novembro 6

Dolce e Gabbbana

HISTORIA DA MARCA

Tudo começou quando uma dupla de estilistas italianos em 1985, Domenico Dolce que é siciliano e Steffano Gabbana milanês, conheceram-se quando ainda estudavam moda, no início dos anos 80, em Milão. Um deles, filho de alfaiate, e o outro, filho de um operário industrial, tiveram uma visão clara e como queria que se vestisse uma mulher. Embora criarem seu primeiro ateliê em 1982, sua primeira clientela foi os homens, por trazer uma versão de roupas bem másculas. Hoje em dia, a grife mundialmente conhecida, atinge público adulto e infantil, não apenas com a linha de roupas, mas também relógios, perfumes e óculos.


A linha do tempo

1989
● Lançamento da primeira coleção de roupas íntimas e moda de praia.
1990
● Lançamento da primeira coleção masculina.
1992
● Lançamento do primeiro perfume feminino.
● Lançamento de uma linha com visual “hippie chique” composta por com vestidos floridos, plataformas, jeans estilizados, patchworks e bordados.
● Lançamento das primeiras gravatas.
1993
● Lançamento da coleção masculina de roupas íntimas.
1994
● Lançamento do tradicional e famoso perfume DOLCE & GABBANA Pour Homme com sua inconfundível caixa azul-marinho em veludo.
● Lançamento da marca D&G voltada para um público mais jovem e descolado, e mais acessível economicamente.
● Lançamento da linha de roupas e acessórios DOLCE & GABBANA Basic, vendida apenas na loja de Milão.
● Inauguração de sua loja âncora em Milão no luxuoso endereço Via Della Spiga.
1995
● Lançamento da nova coleção de jeans da grife.
● Lançamento da linha de óculos com a marca D&G em parceria com a Marcolin.
1999
● Lançamento dos perfumes D&G Feminine e D&G Masculine, seguido pela introdução de uma completa linha produtos para proteção solar.
2000
● Lançamento da linha de relógios masculinos chamada D&G TIME.
2001
● Lançamento do perfume feminino Light Blue.
● Lançamento da DOLCE & GABBANA JUNIOR, uma linha compostas por roupas e acessórios para crianças até 11 anos.
2004
● A grife passa a ser responsável pela criação dos uniformes do time de futebol do Milan.
2006
● Lançamento, em parceria com a Motorola, do celular MOTORAZR V3i DOLCE & GABBANA com acabamento em ouro.
● Lançamento do DOLCE & GABBANA THE ONE, perfume feminino com fragrâncias de flores orientais. A campanha de lançamento do novo perfume tinha a musa Gisele Bündchen como principal figura.


Curiosidades

● Origem: Itália
● Fundação: 1985
● Fundador: Domenico Dolce e Stefano Gabbana
● Sede mundial: Milão, Itália
● Proprietário da marca: Dolce & Gabbana Spa
● Capital aberto: Não
● Chairman & CEO: Domenico Dolce
● Presidente: Stefano Gabbana
● Estilista: Domenico Dolce e Stefano Gabbana
● Faturamento: € 1.5 bilhões (estimado)
● Lucro: € 213 milhões (estimado)
● Lojas: 93
● Presença global: 100 países
● Presença no Brasil: Sim (1 loja)
● Funcionários: 3.140
● Segmento: Roupas e acessórios
● Principais produtos: Roupas e acessórios, perfumes, bolsas, óculos
● Ícones: A extravagâncias de suas roupas
Dolce e Gabbana foram um casal por quase 20 anos e se separaram recentemente, embora continuem trabalhando juntos.

HISTORIA DO PRODUTO
São cerca de uma centena de modelos distintos para homem e mulher onde, aliado ao design irreverente e atrativo, está nomes tão sugestivos como: “Lisbon”, “Risky”, “Rocket”, “Codename”, “Medicine Man” ou “Big Fish”. A marca foi a primeira a aplicar os cristais nos relógios para criar o efeito fantástico de “diamantes brilhantes”, o que revolucionou o mercado dos relógios .
Com 93 lojas nos quatro cantos do mundo e mais de três mil trabalhadores, D&G é uma dupla irresistível que vai buscar a sua inspiração aos jovens fashionistas para depois retribuir com coleções apaixonantes que, no caso dos relógios, rondam entre os €130 e os €300.

CURIOSIDADES
Um anúncio contendo um beijo gay, da grife foi liberado pelas autoridades britânicas.
O comercial mostra o dia-a-dia de diferentes casais com um relógio da marca, inclusive o gay.
O anúncio teve 89 reclamações de telespectadores ao órgão controlador de comercias na Grã-Bretanha; setenta deles por exibição em horário infantil, e dezenove reclamaram que o beijo gay não poderia ser exibido, seja em qualquer horário.
O comercial do primeiro beijo é uma homenagem a uma peculiaridade de Stephano Gabbana de costumar usar ao mesmo tempo dois relógios de ouro.
Na história de comercias com temáticas homossexuais este é o pioneiro com beijo gay, pois os anúncios anteriores mostraram apenas casais lésbicos e gays de mãos dadas.
A marca D e G mostra na TV portuguesa a realidade que alguns teimam em esconder.

Sobre a campanha.
A dupla de designers italianos Dolce e Gabbbana entrou com campanha da sua nova marca de relógios D e G Time, modelo I Love.
Na campanha extremamente ousada um rapaz dá a seu namorado um relógio e ganha um beijo na boca. Os relógios da maca I Love têm a forma de coração e são feitos com pedras preciosas.
O comercial está sendo elogiado por grupos gays como um novo recorde da grife em termos de ousadia.
Dolce e Gabbana criaram várias campanhas insinuando não só o homossexualismo como também outros temas polêmicos. Uma das mais recentes, explorando uma cena de sexo heterossexual. A cena mostrava um homem dominando sexualmente uma mulher, com vários homens a sua volta observando-os.



HISTORIA DO PRODUTO
São cerca de uma centena de modelos distintos para homem e mulher onde, aliado ao design irreverente e atrativo, está nomes tão sugestivos como: “Lisbon”, “Risky”, “Rocket”, “Codename”, “Medicine Man” ou “Big Fish”. A marca foi a primeira a aplicar os cristais nos relógios para criar o efeito fantástico de “diamantes brilhantes”, o que revolucionou o mercado dos relógios .
Com 93 lojas nos quatro cantos do mundo e mais de três mil trabalhadores, D&G é uma dupla irresistível que vai buscar a sua inspiração aos jovens fashionistas para depois retribuir com coleções apaixonantes que, no caso dos relógios, rondam entre os €130 e os €300.

Objetivo da campanha

O objetivo da campanha dos relógios G e B Spot Dolce e Gabbana foi lançar o produto e também marketing de idéias, causas.
Nosso objetivo ao escolher a campanha foi mostrar as diferenças comportamentais e os costumes locais do país onde a propaganda foi veiculada, o sucesso da empresa, sua ousadia e glamour, mostrar como um tema polêmico é difícil de ser colocado em anúncios, até mesmo por ser arriscado e poder comprometer de alguma forma a imagem da empresa.
O anúncio faz com que as pessoas se choquem o discutam o assunto; vende um produto e ao mesmo tempo diz coisas importantes; comunica através de uma causa social.
A empresa foi alvo de muitas críticas, mas fez aquilo que acha interessante, e assumiu sua verdadeira posição social.

Autoria:
Gardênia de Jesus Almeida
Itamar Ferreira de Sousa

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