quinta-feira, novembro 6

A boneca que reflete as mudanças do mundo

Dados:
● Origem: Estados Unidos
● Lançamento: 9 de março de 1959
● Criador: Ruth Handler
● Sede mundial: El Segundo, California
● Proprietário da marca: Mattel Inc.
● Capital aberto: Não
● Chairman & CEO: Robert Eckert
● CFO: Kevin M. Farr
● Faturamento: US$ 2.5 bilhões (estimado)
● Lucro: US$ 350 milhões (estimado)
● Valor da marca: US$ 1.2 bilhões (2007)
● Presença global: + 150 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 32.000 (Mattel)
● Segmento: Brinquedos
● Principais produtos: Bonecas e acessórios
● Slogan: Be anything – traduzindo um mundo cor- de-rosa, feito de sonhos e fantasias.
● Website: http://www.barbie.com/ / http://www.mattel.com/


História do produto (Barbie) / marca (Mattel)
Ruth Handler, esposa de Elliot Handler, teve a idéia de fabricar uma boneca adulta, que até então só existia em papel, ou melhor, em celulóide (boneca alemã Blid Lili, direcionada ao público adulto). Ruth mal imagina que estava dando os primeiros passos para a criação da boneca mais famosa do mundo.
Elliot e seu sócio Matson Matt de Harold, apostando na idéia de Ruth compraram as direitas do marketing da boneca Lili, e deram forma a companhia Mattel (sigla originada pela combinação dos nomes de Matt e Ell). A futura boneca foi batizada de Barbie, sendo assim uma homenagem à filha de Ruth.
Contrataram os serviços do designer Jack Ryan, para dar uma “repaginada” no visual e conceito da boneca, resultando no surgimento da clássica Barbie loura vestida com um maiô listrado em preto e branco, com o corpo de manequim, cintura fina e longas penas. As medidas perfeitas para os seus 29 cm de altura. Ela virou referência feminina, ícone da moda, símbolo das aspirações das meninas a caminho da puberdade e da vida adulta.
A boneca foi lançada oficialmente na feira Anual de Brinquedos de Nova York, nove de março de 1959.


(1° comercial da boneca - 1959)
Ao ar pela primeira vez durante o “Mickey Mouse Club”, 1959.

- Horário propicio e que melhor atingiria o público-alvo do mais novo produto.
- A música de fundo, traduz claramente o ar de sofisticação da boneca, os acessórios apresentados na propaganda reforçam a idéia de requinte e glamour da mesma.
- As vestimentas marcam as tendências da época de 50, ressaltando o contemporâneo produto.
- Todas essas características contribuíram ainda mais para fazer a cabeça da meninada que sonhavam com o desconhecido mundo das mulheres adultas.

Tendo em vista as mudanças e transformações da boneca, as alterações do seu logotipo podem ser consideradas bem sutis:

Só no primeiro ano da existência da boneca, foram vendidas 351 mil unidades. Nos anos seguintes BARBIE acompanhou as tendências da moda com suas coleções de estilos e modelos, se adaptando a culturas dos mais diversificados paises, fator que garantiu ao produto posição de destaque e fama internacional.
Em 1997 foi fonte de inspiração para banda dinamarquesa Aqua, faixa do álbum de estréia, "Aquarium.



Falar um pouco sobre a Barbie Hoje





Autoria:
Flávia

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