quinta-feira, novembro 6

TaB energy: Não é fácil ser mulher.

Empresa
A Coca-Cola foi apresentada em 1886, na Jacob’s Pharmacy em Atlantas, nos EUA, e conquistou a preferência do consumidor, traçando, assim, um grande sucesso mundial. Hoje a Coca-Cola Company está presente em mais de 200 países e responde por mais de 400 marcas de bebidas não-alcoólicas, entre estas, as marcas mais consumidas são: Coca-Cola, Coca-Cola Light, Fanta e Sprite.

Sobre o produto
Existe o Tab Suggar Free que seria um antecessor da Zero Coke (Coca Zero). TaB é uma linha de produtos que foi lançado com diferentes sabores: laranja, limão, Morango, Black Cherry, Root Beer, Ginger Ale. O TaB Energy é uma inovação da Coca-Cola Company que traz ao mercado americano um energético focado nas mulheres. TaB Energy ou TaB Fabulous (termo utilizado na Espanha, “Fabulous” fabulosa, mulher fabulosa) é o nome do produto que vem embalado em lata de alumínio pink e moderna. Os países que já receberam o produto além dos EUA foram Canadá, Espanha e recentemente México. O "Tab Fabulous” é inspirada na sua totalidade da mulher de hoje, com baixa caloria e alto índice de cafeína; está posicionada como bebida chique para festa. Com um sabor refrescante e uma distintiva cor rosa. A Espanha é o primeiro país na Europa a lançar esta bebida, na seqüência do sucesso alcançado em outros países da UE, onde a Coca-Cola conseguiu se posicionar como o número dois, em sua categoria.

Objetivo da campanha
O objetivo da campanha é atingir o mercado com o propósito de agradar o público feminino.


Curiosidades
A bebida TaB foi introduzida pela Coca-Cola em 1963 e conforme relatos, a bebida é chamada tabulação porque ajuda as pessoas que guardam as “abas” (pessoas acima do peso) sobre o que eles consomem. Segundo, o departamento de marketing da Coca-Cola, foi usado um computador IBM 1401 para gerar uma lista de mais de 250.000 palavras com quatro letras e uma vogal, a nomes sugeridos pelos próprios funcionários. No final, ficou uma lista com 20 nomes e “Tabb” foi escolhido, e encurtado para “Tab”. Logo, o designer Sid Dickens deu o nome a sua capitalização patrão familiar de “TaB”. Uma outra questão diz respeito a ousadia da Coca-Cola Company em relançar um produto exclusivo para as mulheres, que geralmente é um público fiel, em um país machista como os Estados Unidos.


Evolução do produto
TaB Coca-Cola Company foi a primeira bebida livre de açúcar lançada no mercado, isto foi em 1963. O seu nome era uma brincadeira com a idéia de manter as pessoas "abas" sobre seu peso. Com a introdução do diet Coke, as vendas do TaB foram superadas, apesar da marca ainda possuir fãs leais, que criaram até sites para falar sobre o produto. Evidentemente, Tab inicialmente foi distribuída em garrafas e posteriormente em latinhas. Enquanto a maior parte dos engarrafadores locais tinha sua produção limitada, a TaB era comercializada em diversos tipos de embalagens e rótulos fazendo jus ao extenso mix de produtos provenientes da marca TaB.

Sobre o lançamento
Festas em lugar de anúncios: Festas em lugar de anúncios: Na Europa, a Espanha é o primeiro país a lançar esta bebida. Em vez de campanhas publicitárias para levar a marca do produto para o público consumidor, foram organizados 28 festivais no país.

Sobre a campanha
A bebida foi lançada sem campanha, através de 28 festivais em boates em Madrid e outras cidades da Espanha embalados por DJ’s do LeChic e teve início em 19 de setembro de 2007, durante todo um fim de semana. Foram escolhidas as melhores boates do país entre elas Pacha e Gabana, em Madrid, Valência e Mya foram também incluídas. Resultado, o produto caiu no gosto da população e, em outros países existem vários vídeos caseiros feitos pelos consumidores, no You Tube.

Meditação
Essa estratégia da Coca-Cola em abrir mão dos anúncios tradicionais na TV e lançar o produto na Espanha através de 28 festivais nas melhores boates de Madrid, é totalmente inovador, uma vez que de praxe todos os produtos lançados no mercado, há por trás toda uma estratégia de publicidade. O principal foco dos festivais é promover o produto focado nas mulheres, e nada melhor que as boates, onde se concentra o maior número desse público para consumir esse tipo de bebida. Lançar um produto sem campanha é no mínimo muito corajoso, e mais, fazer o lançamento em boates foi fantástico! O produto que é direcionado ao público feminino, e atingiu um segundo público: o público gay. Isso porque provavelmente, a embalagem rosa chamou muita atenção desse tipo de consumidor. Pela quantidade de vídeos caseiros na internet, vê-se que o produto caiu no gosto da galera. É uma combinação perfeita para as fabulosas e os locais onde irão provar o produto.


Site do produto
http://www.virtualvender.coca-cola.com/ft/index.jsp?brand_id=753


Site da campanha
http://www.tabfabulous.es/


Autoria:
Andréia Avelino
Elane Kristina da Costa Santos
Sandra Maria de Matos Souza

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