terça-feira, novembro 25

A Inovação da publicidade

United Colors of Benetton
A Benetton é uma empresa de moda que tem suas origens desde 1955, isso quando Luciano Benetton, o primogênito da família, aos 20 anos de idade trabalhava como vendedor em Treviso, Itália. Luciano percebeu que faltava cores nas vidas das pessoas daquela cidade, em especial nas suas roupas. Vendeu a bicicleta de um de seus irmãos, comprou uma máquina de costura usada e passou a vender uma pequena coleção de suéteres às lojas na região do Vêneto. A boa recepção de suas peças o motivou a pedir ajuda a sua irmã e seus dois irmãos, Gilberto e Carlo.

Assim surgia uma das maiores empresas de moda do mundo, a Benetton,fundada em 1965 pelos irmãos Benetton , com sede em Treviso.

O grupo tem ações na Borsa Italiana, na Frankfurter Wertpapierbörse e na New York Stock Exchange.

A Benetton é uma empresa pública, e seu grupo é composto por Luciano Benetton, presidente da empresa,Giuliana Benetton, diretora,Gilberto Benetton, diretor,
Carlo Benetton, ex-presidente e Flavio Briatore, ex-diretor.

A empresa tem como slogan de suas campanhas a seguinte frase: United Colors of Benetton (União de Cores Benetton).

Na década de 90 Luciano Benetton, cansado da imagem "happy life" das campanhas passam a adotar uma postura chocante em seu contexto. Isso acontece quando Luciano convida o fotografo italiano Oliviero Toscani, que revoluciona totalmente as campanhas da Benetton .
Toscani passa a abordar temas polêmicos, que variam desde a alusão ao racismo, guerra, religião e homossexualismo.

É uma grande revolução no mundo da publicidade, as críticas ganham grande relevância na mídia, muitos são à favor, outros são contra os temas abordados nas campanhas.
Oliviero Toscani vem para inovar o conceito da United Colors of Benetton, que deixa de simbolizar apenas a idéia de cores intensas, passando a trabalhar com uma idéia mais ousada, um objetivo que busca a união de raças, independente de sexo, origens e crenças. Assim marcando a publicidade dos anos 90, com uma linguagem extremamente inovadora, causando diversos conceitos dentro de uma sociedade que antes camuflava as polemicas e excluía aqueles que para os olhos preconceituosos sociais não eram dignos de respeito.

A Benetton junto com Toscani deixam de lado esses pré-conceitos banais e mesquinhos e mostra uma nova cara da sociedade, sem aquela imagem de que tudo está bem e todso são felizes. A Benetton mostra uma realidade nua e crua de uma sociedade movida pelo capitalismo e repleta de pré-conceitos.



Autoria: Leonardo Soares

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